terça-feira, 5 de junho de 2012

PARA O DIA DO PASTOR

No segundo domingo de junho é comemorado o dia do PASTOR!
Professor, use sua criatividade e faça uma bonita homenagem para o ANJO da sua igreja.

O Departamento Infantil do Ministério FAMA, tem uma sugestão para você!


Primeiro, você precisa orientar seus alunos sobre a importância desse homem de Deus, a lição bíblica“O Pastor e a ovelhinha fujona”, lhe ajudará nesse ensino.
A bíblia nos diz que a ovelha ouve a voz do seu pastor e o segue. (João 10:03). A criança desde cedo precisa conhecer o seu pastor e aprender a ouvir a sua voz, antes que seja tarde e um lobo a leve para longe do rebanho de Deus.

Depois que a criança entender a importância do seu pastor, faça lhe uma homenagem! Como sugestão temos uma dramatização escrita pela Missionária Alcina Soares da Silva, que deverá ser encenada pelo professor juntamente com as crianças, elas poderão também escrever cartinhas, fazer alguns desenhos e presentear o pastor.


Lição Bíblica
O PASTOR E A OVELHINHA FUJONA

Certa vez o Senhor Jesus contou uma parábola muito interessante. Ele disse que havia um pastorque possuía cem ovelhas, todos os dias bem cedinho ele saia com todas elas e as levava para pastos bem verdinhos, lá as ovelhinhasse alimentavam, brincavam, descansavam e quando já era tardezinha, voltavam para casa.
Essa era a rotina do pastor e das ovelhas, porem floquinho, uma ovelhinha muito sapequinha disse já estava cansada de todos os dias as mesmas coisas, ela queria novas aventuras, conhecer novos lugares e outros animais, tudo o que o pastor falava, floquinho reclama e dia que já sabia de tudo e nem precisava mais ouvir o que o pastor tinha a dizer.
Numa bela manhã, floquinho teve uma grande ideia. Quando o pastorestava aparando o pêlo de uma das ovelhinhas, floquinho saiu de perto do pastor, ela estava decidida a conhecer novos lugares, mas ela pensava que não iria tão longe, ela só ia ver do outro lado e logo voltava. Tudo era tão interessante, que floquinho não conseguia parar de olhar e admirar, então ela ouviu uma voz diferente falando para ela descer mais um pouquinho e ela veria coisas ainda mais interessantes.
Floquinho nem viu quem falava com ela, muito menos reconheceu a voz, mas obedeceu na hora, ela nem imaginava que a voz era de um lobo que planejava devorá-la toda. Floquinho estava caminhando para uma armadilha.
O Senhor Jesus contou essa história, comparando-a com a nossa vida, a bíblia nos chama de ovelhas e temos um pastor que cuida de nós da mesma maneira que o pastor de ovelhas cuida de suas ovelhinhas. O pastor é uma pessoa escolhida por Deus para nos dirigir espiritualmente, ele tem a preocupação de nos ensinar de cuidar de nós, e se formos boas ovelhinhas, não vamos sair de perto do nosso pastor, ao contrario, vamos querer estar cada dia mais pertinho e aprender o que Deus mandou que ele nos ensine.
Floquinho preferiu ouvir a voz de um desconhecido que planejava o mal, do que a do seu pastor que a amava e queria o melhor para ela. O Senhor Jesus não quer que façamos isso, não devemos ouvir a voz do desconhecido, pode ser que seja alguém que quer nos ver destruídos, precisamos ouvir nosso pastor e entender que ele nos ama e quer sempre o nosso bem.
O lobo continuava convidado Floquinho para que descesse mais ainda e ela o ouvia e continuava caminhando, até que caiu dentro de um buraco e ficou presa e toda machucada, então o lobo apareceu rosnou bem forte. Floquinho estava tremendo de medo então começou a chorar e gritar por socorro, mas o lobo rosnava ainda mais forte.
Já estava de noite, o pastor levou as ovelhinhas de volta para casa e como de costume, ele contava todas antes de ir dormir. Que surpresa triste teve o pastor, estava faltando uma ovelhinha. O pastor rapidamente saiu procurando a “fujona”.
Os nosso pastor também sente nossa falta, quando deixamos de ir a igreja, ele fica triste e mesmo que a igreja esteja cheia, o pastor quer ver o rostinho de todos e se alguém desaparece, ele também irá procurar.
Floquinho, dessa vez teve muita sorte, o pastor conseguiu chegar a tempo de salvá-la das mãos do horrível lobo. Quando o pastor ouviu o grito de Floquinho ele pegou uma vara bem grande expulsou o lobo e tirou Floquinho de dentro do buraco, levou a para casa deu lhe um belo banho e passou remédio nos seus machucados, deu também uma bela bronca com a ovelhinha. Como Floquinho estava feliz em estar nos braços de seu pastor, e o pastor estava ainda mais feliz por ter reencontrado sua ovelhinha amada.
Nunca mais Floquinho quis sair de perto de seu pastor e nem ouvir o desconhecido, ela agora só queria ouvir a voz do seu pastor querido.
Hoje estamos comemorando o dia do pastor. Queremos demonstrar nosso amor pelo nosso pastor dizendo que queremos sempre estar perto dele e não vamos ouvir a voz do desconhecido, queremos ouvir sempre a sua voz.

Dramatização
O BOM PASTOR
Autora:Miss. Alcina Soares da Silva

NARRADOR:
Disse Jesus:”Eu sou o Bom Pastor,o Bom Pastor da sua vida pelas ovelhas”João 10:11.

Quão grande e importante é a missão do pastor.Sim,daquele que tem amor pelo rebanho.Pois sabemos que o pastor tem por dever levar o rebanho aos pastos verdejantes e as aguas tranquilas. Mas antes de levar o rebanho para alimentar-se,o pastor vai,e faz uma pesquisa no campo,afim de descobrir se há ali ervas venenosas,pois podem causar morte no rebanho.

Outro problema que preocupa muito o pastor,é saber onde há aguas tranquilas,pois a ovelha não bebe onde as aguas são de correnteza forte.

O pastor zeloso,conduz consigo o azeite,o qual é usado para untar a cabeça da ovelha,pois as moscas as perturbam muito e para que não deixem suas larvas,pois as tais podem penetrar pelo ouvido e atingir o cérebro da ovelha,e se isso acontece,a ovelha bate com a cabeça nas pedras em busca de alivio,mas ,acaba morrendo. Foi por isso que Davi ,experiente pastor de ovelhas,escreveu o Salmo 23,e não se esquece de citar:”UNGES A MINHA CABEÇA COM OLEO E O MEU CALICE TRANSBORDA!”

(Entra o pastor com traje típico,e também o cajado,e põe-se de pé na porta do templo.)

NARRADOR:
E além de todos esses cuidados,o pastor ainda enfrenta aquilo que é considerado o maior perigo para seu rebanho!São os lobos cruéis que causam grandes prejuízos,pois tragam as ovelhas ,já que esse é o seu alvo.a bíblia nos diz que:”PROCURA CONHECER O ESTADO DE SUAS OVELHAS”(Proverbios 27:23).Pois se o pastor não tem conhecimento do rebanho,ele corre o risco de não perceber a falta da ovelha que por ventura desgarrou-se do rebanho,e além disso a sua intimidade para com o rebanho deve ser tamanha, que a ovelha conheça sua voz,pois segundo disse Jesus: a ovelha conhece a voz do pastor,e de modo algum segue ao estranho.

NARRADOR:
Jesus relatou-nos a parábola de um pastor que possuía CEM OVELHAS e todas as manhas ele conduziao rebanho para pastagens e a tarde retornava ao aprisco. E chegando ele punha de pé junto a porta do curral e conferia o rebanho. E infalivelmente fazia isso todas as tardes.Podia estar cansado,ou mesmo enfermo,que o seu trabalho era o mesmo.Mas aconteceu um certo dia,em que o pastor chegou com o rebanho,e iniciou a contagem...

(Começa a entrada de crianças no templo e o narrador continua falando. O pastor estará de pé na porta com o cajado na mão).

Um,dois,três,quatrocinco,sete,oito ,nove,dez,quinze,vinte,trinta,quarenta,oitenta e sete,oitenta e nove,noventa e um, noventa e cinco, noventa e oito,noventa e nove...

(À essa altura o pastor se mostrará apreensivo, e começa a andar pelo meio do templo,como que procurando uma ovelha).

NARRADOR:
Oh! Que surpresa desagradável!!!Sim justamente aquela ovelhinha teimosa e desobediente,pois só queria ficar separada do rebanho, e ela não veio...onde ela teria ido...será que ela foi tragada pelos lobos cruéis ?!! O pastor que se achava exausto pela fadiga do dia,pelas caminhadas longínquas nas colinas em busca de pastos e água para o rebanho,mas,mesmo assim, ele não pensa em repousar,pois não conseguirá dormir,sabendo que a ovelha esta perdida.

NARRADOR:
Então ele pensa o seguinte:”Fecharei a porta do aprisco para que as noventa e nove fiquem seguras, e irei em busca daquela que se desgarrou”.

(O pastor sai para fora do templo e aguarda o momento de voltar.)

NARRADOR:
E lá se vai o pastor,cansado, preocupado,sobe as montanhas pedregosas,desce aos vales profundos,onde depara-se com animais selvagens como as serpentes,fere-se nos espinhais,porem não pensa em voltar para casa sem que encontre a ovelha! A noite desce ,há um rumor de um grande temporal,e a preocupação é encontrar a ovelha...apos andar muito ele para para pensar qual a direção a seguir, e ouve um gemido da ovelhinha que estava lá dentro do abismo.

NARRADOR:
Oh! Graças a Deus,ela está viva!...então com muita dificuldade desce até onde pode e com a ajuda do cajado retira de lá a ovelhinha querida! Coloca-a em seus ombros e jubiloso retorna ao aprisco!O pastor cansado tendo os pés feridos,sente recompensado em ter encontrado a ovelha.

(Enta o pastor com uma criança no ombro e diz:ALEGRAI COMIGO,PORQUE JÁ ACHEI A MINHA OVELHA PERDIDA!)

NARRADOR:
É assim a vida de quem é pastor! Por isso a bíblia recomenda ao santo rebanho: “OBEDECEI A VOSSOS PASTORES E SUJEITAI-VOS A ELES;PORQUE VELAM POR VOSSAS ALMAS,COMO COMO AQUELES QUE HÃO DE DAR CONTA DELAS;NÃO GEMENDO,PORQUE ISSO NÃO VOS SERÁ UTIL”Hebreus 13:17.

(Para finalizar, todas crianças chegam perto do pastor da igreja, cantam uma musica e em seguida lhe entregam cartinhas e presentes.)

Rosangela Isméria
Junho/2012

















0 comentários:

Postar um comentário